Narrativas de risco, confiança e responsabilidade no uso da Inteligência Artificial Generativa (IAg): estudo de caso em jovens estudantes mexicanos
DOI:
https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol24-Issue2-fulltext-3437Palavras-chave:
IAG, Inteligência Artificial Generativa, responsabilidade, risco, confiançaResumo
A individualização social torna-se mais radical com o uso da tecnologia. De acordo com a sociologia contemporânea (Beck, Luhmann e Giddens), os indivíduos estão cada vez mais inclinados a refletir sobre a responsabilidade de suas decisões, pois precisam lidar com riscos sociais, ambientais, econômicos, políticos, legais e, agora, tecnológicos em nível pessoal. Sua confiança está, portanto, em constante crise. Este estudo questiona como os jovens estudantes abordam sua individualização diante da Inteligência Artificial Generativa (IAg), examinando três dimensões analíticas: risco (Beck), confiança (Luhmann) e responsabilidade (Giddens). Para responder a essa pergunta, foram realizados 220 questionários qualitativos e 10 entrevistas semiestruturadas com estudantes mexicanos (com idades entre 18 e 24 anos) de universidades públicas e privadas e escolas de ensino médio na Cidade do México. Uma análise temática do conteúdo dos dados resultantes produziu três conclusões principais: (1) a dependência e a perda de autonomia emergem como riscos importantes, (2) a desconfiança na IA surge como um novo sistema de certeza e (3) a responsabilidade em relação à IAg toma forma como um pacto social.
Referências
Autrán, R. R. (2023). Sesgos y discriminaciones sociales de los algoritmos en Inteligencia Artificial: Una revisión documental. Entretextos, 15(39), 4. https://doi.org/10.59057/iberoleon.20075316.202339664
Baricco, A. (2019). The game: Anagrama.
Beck, U. (1986/2023). La sociedad del riesgo. Paidós.
Beerbaum, D. (2023). Generative Artificial Intelligence (GAI) with Chat GPT for accounting –a business case. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4385025
Bialakowsky, A. (2010). Comunidad y sentido en la teoría sociológica contemporánea: las propuestas de A. Giddens y J. Habermas. Papeles de Identidad: Contar la Investigación de Frontera, 1, 1-30. https://doi.org/10.1387/pceic.12291
Changoluisa Jaya, L. G. (2024). Efectos de la Inteligencia Artificial en el desarrollo socioemocional de adolescentes. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 8(3), 3423-3440. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v8i3.11565
Conde-Ruiz, J. I., Ganuza, J. J., García, M., & Victoria, C. (2024). La demanda de educación superior ante el cambio tecnológico y la inteligencia artificial. Papeles de Economía Española, 180, 62-88.
Danesi, C. (2022). El imperio de los algoritmos: IA inclusiva, ética y al servicio de la humanidad. Galerna.
De la Rosa, R. M., Cruz-Romero, R., & Silva-Payró, M. P. (2024). Percepción de la inteligencia artificial por estudiantes universitarios como acompañante en el proceso de aprendizaje. European Public & Social Innovation Review, 9, 1-18. https://doi.org/10.31637/epsir-2024-738
De Zárate Alcarazo, L. O. (2022). Explicabilidad (de la inteligencia artificial). EUNOMÍA: Revista en Cultura de la Legalidad, 22, 328-344. https://doi.org/10.20318/eunomia.2022.6819
Durkheim, E. (1893/1987). La división del trabajo social. Ediciones Akal.
Elejabarrieta, F. (1997). El método lingüístico: técnicas de obtención de información. Universitat Autònoma de Barcelona.
Giddens, A. (1990). Consecuencias de la modernidad. Alianza.
Giddens. A (1998). Modernidad e identidad del yo: el yo y la sociedad en la época contemporánea. Península.
Holton, R. (2024). Artificial intelligence and the problem of radical uncertainty. In S. Lindgren (Ed.), Critical theory of AI (56-66). Polity Press.
Ibáñez, D. B. (2015). El análisis de contenido: una introducción a la cuantificación de la realidad. Revista San Gregorio, 26-31. https://doi.org/10.36097/rsan.v0i0.113
Instituto Nacional de Estadística y Geografía (INEGI, 2023). Encuesta Nacional sobre Disponibilidad y Uso de Tecnologías de la Información en los Hogares (ENDUTIH). https://www.inegi.org.mx
Joyce, J. (1972/2016). Ulises. Colofón.
Lindgren, S. (2024). Critical theory of AI. Polity Press.
Luhmann, N. (2005). Confianza. Anthropos Editorial.
Martínez-Comesaña, M., Rigueira-Díaz, X., Larrañaga-Janeiro, A., Martínez-Torres, J., Ocarranza-Prado, I., & Kreibel, D. (2023). Impacto de la inteligencia artificial en los métodos de evaluación en la educación primaria y secundaria: revisión sistemática de la literatura. Revista de Psicodidáctica, 28(2), 93-103. https://doi.org/10.1016/j.psicod.2023.06.001
Padilla, R. D. M. (2019). La llegada de la inteligencia artificial a la educación. Revista de Investigación en Tecnologías de la Información, RITI, 7(14), 260-270. https://doi.org/10.36825/RITI.07.14.022
Páez, Á., Manche, W. V. S., Artigas, W., & Incio, F. R. (2024). La inteligencia artificial en el periodismo. Revisión bibliométrica en Scopus (1989-2022). Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social Disertaciones, 17(2). https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.13322
Ruiz Miranda, E. (2023). La revolución de la inteligencia artificial en la educación: una reseña de ChatGPT. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (REIPE),10(1), 156-160. https://doi.org/10.17979/reipe.2023.10.1.9594
Ruvalcaba, L., Ríos Rodríguez, L. D. C., & Carmona, E. A. (2022). Utilización de redes sociales por estudiantes mexicanos. Acta Universitaria, 32. https://doi.org/10.15174/au.2022.3380
Sadin, É. (2020). La inteligencia artificial o el desafío del siglo: anatomía de un anti humanismo radical. Caja Negra.
Sánchez, M. L. H., Pulido, L. M. C., Sánchez, E. K. R., & Linares, C. M. M. (2024). El avance la Inteligencia Artificial en la regulación de los neuroderechos. Latam: Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades, 5(4), 17. https://doi.org/10.56712/latam.v5i4.2291
Sampieri, R. H. (2018). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. McGraw Hill México.
Serna, M. S. (2021). Inteligencia artificial y gobernanza de datos en las administraciones públicas: reflexiones y evidencias para su desarrollo. Gestión y Análisis de Políticas Públicas, 26, 20-32. https://doi.org/10.24965/gapp.i26.10855
Tekkeşin, A. İ. (2019). Artificial intelligence in healthcare: past, present and future. The Anatolian Journal of Cardiology, 22(Suppl 2), 8-9. https://doi.org/10.14744/AnatolJCardiol.2019.28661
Vallès-Peris, N., & Pareto, J. (2024). Artificial intelligence as a mode of ordering. Automated-decision making in primary care. Information, Communication & Society, 1-19. https://doi.org/10.1080/1369118X.2024.2406802
Vázquez-Sixto, F. (2009). Protocolo orientativo para la redacción de una propuesta o proyecto de investigación. Universidad Autónoma de Barcelona.
Villarreal-Puga, J., & Cid García, M. (2022). La Aplicación de Entrevistas Semiestructuradas en Distintas Modalidades Durante el Contexto de la Pandemia. Revista Científica Hallazgos21, 7(1), 52–60. https://doi.org/10.69890/hallazgos21.v7i1.556
Yu, H. (2023). Reflection on whether Chat GPT should be banned by academia from the perspective of education and teaching. Frontiers in Psychology, 14, 1181712. https://doi.org/10.1038/d41586-023-00288-7
Zabludovsky, G. (2013). El concepto de individualización en la sociología clásica y contemporánea. Política y Cultura, 39, 229-248.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Juan Pablo Duque Parra, Alejandro Said Santes Ortega

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(Os)/A(As) autores concedem licença exclusiva e sem limite de tempo para primeira publicação na Revista Psicoperspectivas. Individuo y Sociedad, editada com o respaldo da Escuela de Psicología da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (Chile).
O artigo sera publicado sob Licença Creative Commons 4.0 Internacional 4.0 Internacional.