Subjetividade e identidade docente na era da Inteligência Artificial
DOI:
https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol24-Issue2-fulltext-3453Palavras-chave:
Inteligência Artificial, IA, governamentalidade algorítmica, identidade do professor, subjetividadeResumo
O avanço da Inteligência Artificial (IA), a datificação e o uso de plataformas digitais geraram transformações significativas no âmbito educacional. Estas podem afetar a configuração da subjetividade docente no âmbito da governamentalidade algorítmica, não apenas por seu potencial padronizador ou homogeneizador, mas porque, como toda tecnologia, elas afetam de várias maneiras os processos educacionais. Este trabalho, a partir de uma abordagem crítica e fundamentada na biopolítica e na psicopolítica, analisa o impacto da IA na subjetividade e na identidade docente, com o objetivo de explorar seus possíveis efeitos no futuro da educação. Foram realizadas entrevistas com 18 estudantes universitárias da Faculdade de Educação de uma universidade pública de Barcelona, investigando suas experiências e expectativas em relação à IA nos processos de aprendizagem. Por meio de uma análise de conteúdo, foram identificados os principais discursos que revelam como a IA não opera apenas como uma ferramenta pedagógica, mas também como um dispositivo de controle que redefine as práticas educativas e reconfigura as relações de poder no âmbito educativo. Por fim, refletimos sobre possíveis estratégias de resistência e reconfiguração da identidade docente em um cenário mediado por tecnologias inteligentes.
Referências
Arriagada-Bruneau, G. (2024). Una mirada crítica a la ética de la IA: de preocupaciones emergentes y principios orientadores a un desvelar ético. Resonancias. Revista de Filosofía, 17, 101-120. https://doi.org/10.5354/0719-790X.2024.74438
Ayala-Colqui, J. (2022). La apuesta política de Silicon Valley ¿Tecnoliberalismo o ciber-liberalismo? Latin American Journal of Humanities and Educational Divergences, 1(1), 1-11.
Aparici, R., & Martínez-Pérez, J. (2021). El algoritmo de la incertidumbre: Una mirada crítica a la sociedad digital. Gedisa.
Baleriola, E., & Tirado, F. (2023). De la bio a la psicopolítica: los dispositivos contemporáneos para la gestión de la psique. En Gobernar los cuerpos: La biopolítica como caja de herramientas (pp. 245-270). Tirant Humanidades.
Baleriola, E., & Contreras-Villalobos, T. (2021). La educación virtual no es buena ni mala, pero tampoco es neutra. Algunos apuntes sobre los efectos de la COVID-19 en educación. Sociología y tecnociencia, 11(Extra_1), 209-225.
Bauman, Z, & Lyon, D. (2013) Liquid Surveillance: A Conversation. Polity Press.
Bolaño-García, M., & Duarte-Acosta, N. (2024). Una revisión sistemática del uso de la inteligencia artificial en la educación. Revista Colombiana de Cirugía, 39(1), 51-63. https://doi.org/10.30944/20117582.2365
Braidotti, R. (2020). El conocimiento posthumano. Gedisa.
Bravo, S., & Prats, E. (2021). Performatividad y accountability en educación: una mirada desde el “paradigma neurológico” de Byung Chul Han. Foro de Educación, 19(1), 159-180.
Calvo, P., & Saura-García, C. (2024). Democracia de la vigilancia: Datos, activismo y contrapoder. Revista Internacional de Pensamiento Político, 19.
Castañeda, L., Esteve, F., & Adell, J. (2018). ¿Por qué es necesario repensar la competencia docente para el mundo digital? Revista de Educación a Distancia (RED), 18(56). https://revistas.um.es/red/article/view/321581
Castrillón, A., & Arango, M. (2022). Materiales para la comprensión de una gubernamentalidad algorítmica. Dorsal. Revista de Estudios Foucaultianos, 3(5), 113-130.
Carr, N. (2010). The Shallows: What the Internet is Doing to Our Brains. New York: W. W. Norton & Company.
Dellepiane, P., & Guidi, P. (2023). La inteligencia artificial y la educación: Retos y oportunidades desde una perspectiva ética. Question/Cuestión, 3(76), e859-e859. https://doi.org/10.24215/16696581e859
Deleuze, G. (2006). Post-scriptum sobre las sociedades de control. Polis. Revista Latinoamericana, 13. http://journals.openedition.org/polis/5509
De La Cruz, M., Benites, E., Cachinelli, C., & Caicedo, E. (2023). Incidencias de la inteligencia artificial en la educación. RECIMUNDO, 7(2), 238-251.
Fardella, C., & Sisto, V. (2015). Nuevas regulaciones del trabajo docente en Chile. Discurso, subjetividad y resistencia. Psicologia & Sociedade, 27(1), 68-79.
Fisher, M. (2014). El fin de la era del capitalismo: Vivir en el tiempo de la acumulación flexible. Kairós.
Forero, M. G., & Herrera-Suárez, H. J. (2023). ChatGPT in the Classroom: Boon or Bane for Physics Students' Academic Performance?. arXiv. https://arxiv.org/abs/2312.02422
Forero-Corba, W., & Negre-Bennasar, F. (2024). Técnicas y aplicaciones del Machine Learning e Inteligencia Artificial en educación: una revisión sistemática. RIED-Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 27(1), 209-253. https://doi.org/10.5944/ried.27.1.37491
Foucault, M. (2007). El nacimiento de la biopolítica. Fondo de Cultura Económica.
García-Peñalvo, F. J. (2023). La percepción de la Inteligencia Artificial en contextos educativos tras el lanzamiento de ChatGPT: disrupción o pánico. Education in the Knowledge Society (EKS), 24, e31279. https://doi.org/10.14201/eks.31279
Generalitat de Catalunya. (2018). Marc de la competència digital docent (MCDD). Departament d’Educació.
Generalitat de Catalunya. (2020). Pla d’Educació Digital de Catalunya (2020–2023). Departament d’Educació.
Gulson, K. N., & Witzenberger, K. (2022). Repackaging authority: Artificial intelligence, automated governance and education trade shows. Journal of Education Policy, 37(1), 145–160. https://doi.org/10.1080/02680939.2021.1938551
Han, B. C. (2012). La sociedad del cansancio. Herder.
Han, B. C. (2014). Psicopolítica. Herder.
Han, B. C. (2021). No-cosas: Quiebras del mundo de hoy. Taurus.
Haraway, D. (2013). A cyborg manifesto: Science, technology, and socialist-feminism in the late twentieth century. In The transgender studies reader (pp. 103-118). Routledge.
Inostroza, F.A., & Falabella, A. (2021). Educadoras diferenciales en Chile frente a las políticas de rendición de cuentas: Incluir, estandarizar y desobedecer. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 26(88), 123-148.
Jacovkis, J., Rivera-Vargas, P., Parcerisa, L., & Calderón-Garrido, D. (2022). Resistir, alinear o adherir. Los centros educativos y las familias ante las BigTech y sus plataformas educativas digitales. Edutec, Revista Electrónica de Tecnología Educativa, (82), 104-118. https://doi.org/10.21556/edutec.2022.82.2615
Ju, Q. (2023). Experimental Evidence on Negative Impact of Generative AI on Scientific Learning Outcomes. arXiv. https://arxiv.org/abs/2311.05629
Kitchin, R. & McArdle, G. (2016). What makes Big Data, Big Data? Exploring the Ontological characteristics of 26 datasets. Big Data & Society, 1-10. https://doi.org/10.1177/2053951716631130
Lehmann, M., Cornelius, P. B., & Sting, F. J. (2024). AI Meets the Classroom: When Does ChatGPT Harm Learning?. arXiv. https://arxiv.org/abs/2409.09047
Merriam, S. B., & Tisdell, E. J. (2016). Qualitative research: A guide to design and implementation. Jossey-Bass.
Molina-Pérez, J., & Luengo, J. (2020). Reconstrucciones “Resilientes” de la Identidad Profesional del Profesorado: Endoprivatización y Cultura Performativa en Andalucía (España). REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 18(2), 57-75. https://doi.org/10.15366/reice2020.18.2.003
Morales, K. (2023). La producción del sujeto autónomo en las plataformas digitales de trabajo. Psicoperspectivas, 22(1). https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-vol22-Issue1-fulltext-2786
Moreno Padilla, R.D. (2019). La llegada de la inteligencia artificial a la educación. Revista de Investigación en Tecnologías de la Información, 7(14), 260–270. https://doi.org/10.36825/RITI.07.14.022
Orellana-Fernández, R., Merellano-Navarro, E., Almonacid-Fierro, A., & Brito, O. (2023). Identidad docente de profesores (as) que ejercen en escuelas diferentes: Montessori y Waldorf-Steiner. Educação e Pesquisa, 49, e251652.
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2019). Artificial intelligence in education: Challenges and opportunities. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000366994
OCDE (2021). Artificial intelligence in education: Promises and implications for teaching and learning. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/589e27ac-en
Rouvroy, A., & Berns, T. (2018). Gobernabilidad algorítmica y perspectivas de emancipación: ¿lo dispar como condición de individualización por relación? Ecuador Debate, 104, 124-147.
Sandoval Mena, M., Simón Rueda, C., & Echeita Sarrionandia, G. (2020). ¿Qué me ayuda a aprender y participar?: Herramientas para recoger las voces de los estudiantes. Revista de Educación Inclusiva, 13(1), 11-77.
Selwyn, N. (2019). Should robots replace teachers? AI and the future of education. Polity Press.
Silgado-Tuñón, D. A., & López-Flores, J. I. (2025). Inteligencia Artificial Generativa en la Educación Superior: una Revisión Sistemática. UNIÓN - Revista Iberoamericana de Educación, 73, 1–19. https://revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/1709
Sisto, V. (2020). Desbordadas/os: Rendición de cuentas e intensificación del trabajo en la universidad neoliberal. El caso de Chile. Education Policy Analysis Archives, 28(7). https://doi.org/10.14507/epaa.28.4907
Srnicek, N. (2018). Capitalismo de plataformas. Caja negra.
Stiegler, B. (2016). Dans la disruption. Comment ne pas devenir fou? Les Liens qui Libèrent.
Twabu, K. (2024). Unveiling power dynamics in AI-enabled education: A Foucauldian perspective. Annals of the University of Craiova – Psychology, Pedagogy Series, 46(2), 162–176.
Van Dijk, J. A. (2020). The network society. SAGE.
Verger, A., Fontdevilla, C., & Parcerisa, L. (2019). Reforming governance through policy instrument: how and to what extent standards, tests and accountability in education spread worldwide. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 40(2), 248-270. https://doi.org/10.1080/01596306.2019.1569882
Wecks, J. O., Voshaar, J., Plate, B. J., & Zimmermann, J. (2024). Generative AI Usage and Exam Performance. arXiv. https://arxiv.org/abs/2404.19699
Zuboff, S. (2021). La era de capitalismo de la vigilancia. Paidós.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tabata Contreras-Villalobos, Gustavo Herrera-Urizar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(Os)/A(As) autores concedem licença exclusiva e sem limite de tempo para primeira publicação na Revista Psicoperspectivas. Individuo y Sociedad, editada com o respaldo da Escuela de Psicología da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (Chile).
O artigo sera publicado sob Licença Creative Commons 4.0 Internacional 4.0 Internacional.