(Re)significado do Museu da Memória a partir das vozes da infância
DOI:
https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol24-Issue1-fulltext-3333Palavras-chave:
Museo de la Memoria, Infancia, memoriaResumo
Após o fim do totalitarismo, as memórias coletivas têm sido um eixo para o reconhecimento do terrorismo de Estado e para garantir a não repetição dos fatos. Pelo menos no Chile, nesse processo, as vozes das crianças foram excluídas, por não terem vivido a época ou por não terem as ferramentas para opinar sobre questões que não são típicas da infância. Diante disso, o presente estudo pergunta: quais significados as crianças constroem a partir da exposição do Museu da Memória e dos Direitos Humanos sobre a violência política e a ditadura no Chile? Para desenvolver a resposta, por meio de uma metodologia qualitativa, trabalhamos com quatro meninos e meninas, entre 12 e 13 anos, que, após visitarem o Museu, produziram individualmente desenhos sobre suas impressões, para depois discuti-los em grupo. A análise dos dados foi realizada por meio de uma análise de conteúdo semântico, fornecendo as principais conclusões de que: os adultos não têm as ferramentas para superar a ditadura; a violência política é possível; e os conflitos são resolvidos por meio de disputas e em comunidade.
Referências
Aristóteles. (1993). Parva naturalia (J. A. Serrano, Trad.). Alianza Editorial.
Cavazzoni, F., Fiorini, A., Sousa, C., & Veronese, G. (2021). Agency operating within structures: a qualitative exploration of agency amongst children living in Palestine. Childhood, 28(3), 363-379. https://doi.org/10.1177/09075682211025588
Cerro Fernández, R. (2024). When stability is not necessarily good: notes on the Chilean party system in the years leading up to the social outbreak. Política, Globalidad y Ciudadanía, 10(20), 121-134. https://doi.org/10.29105/rpgyc10.20-322
Cornejo, J., & Zurita, F. (2022). Arte durante la Dictadura Civil-Militar: una propuesta didáctica para el conocimiento de resistencias. Educación y Sociedad, 20(3), 230-251. https://revistas.unica.cu/index.php/edusoc/article/view/2304
Cortés Ferreira, C. E. (2022). El "más que nunca" y las memorias de la democracia: caracterización de una experiencia de línea programática en el Museo de la Memoria y los Derechos Humanos de Santiago de Chile. Aletheia, 12(24), e124. https://doi.org/10.24215/18533701e124
Cubillos Vega, C. (2021). La construcción de la agenda de la justicia transicional en Chile y los giros del problema de los derechos humanos. Revista de Estudios Políticos, 194, 65-95. https://doi.org/10.18042/cepc/rep.194.03
Cubillos Vega, C. (2023). La reparación del trauma social por crímenes de lesa humanidad en Chile: el caso del Programa de Reparación y Atención Integral de Salud analizado bajo el enfoque de derechos humanos. Alternativas. Cuadernos de Trabajo Social, 30(1), 1-28. https://doi.org/10.14198/ALTERN.21338
Denzin, N., & Lincoln, Y. (2013). The strategies of qualitative inquiry. SAGE.
Donetch-Bravo, I. (2021). Comunidades y sitios de memoria: metodología para la puesta en valor de los sitios de memoria. Revista de Urbanismo, 45, 163-181. https://doi.org/10.5354/0717-5051.2021.61192
Drakeford, M., Scourfield, J., Holland, S., & Davies, A. (2009). Welsh children’s views on government and participation. Childhood, 16(2), 247-264. https://doi.org/10.1177/0907568209104404
Dussel, E. (1998). Ética de la liberación: en la edad de la globalización y la exclusión. Trotta. https://doi.org/10.7202/401177ar
Escudero, C. (2020). Thematic analysis as a research tool in the area of social communication: contributions and limitations. La Trama de la Comunicación, 24(2), 89-100. https://doi.org/10.35305/lt.v24i2.746
Ferrara, A. (2021). El impacto de las Comisiones de Verdad y Reconciliación en Chile. Evaluación a largo plazo desde una perspectiva histórica. UAH Ediciones. https://doi.org/10.2307/j.ctv3596z9r
Figueroa, C. (2016). ¿Ciudadanía de la niñez? Hallazgos de investigación sobre el movimiento por una cultura de derechos de la niñez y adolescencia en Chile. Última Década, 24(45), 118-139. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-22362016000200007
Foucault, M. (2014). Del gobierno de los vivos: curso en el College de France (1979-1980). Fondo de Cultura Económica.
Gaitán, L. (2022). Debates y desafíos en la sociología de la infancia ante una nueva era. Política y Sociedad, 59(3), e79783. https://doi.org/10.5209/poso.79783
Garcés, M., & Zubicueta, D. (2022). Verdad y justicia en la transición a la democracia en los años noventa: políticas del Estado y movimiento de Derechos Humanos. Revista de Historia (Concepción), 29(1), 461-494. https://dx.doi.org/10.29393/rh29-18vjmd20018
Glaser, B. (1978). Theoretical sensitivity: advances in the methodology of grounded theory. Sociology Press.
Guber, R. (2011). La etnografía: método, campo y reflexividad. Siglo Veintiuno Editores.
Halbwachs, M. (2004). La memoria colectiva. Prensa Universitaria de Zaragoza.
Hedrera-Manara, L., & Álvarez-Martínez-Conde, C. (2018). Los niños y las niñas recuerdan: memoria colectiva y participación en Memorial Paine, Chile. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 16(2), 961-977. https://doi.org/10.11600/1692715x.16221
Hedrera-Manara, L., Mazzuchelli, N., & Iñiguez-Rueda, L. (2022). Una revisión sistemática de literatura: memoria colectiva, infancia y migración. Sociedad e Infancias, 6(2), 179-192. https://doi.org/10.5209/soci.82125
Jiménez, L. (2021). Intersticios y micro-prácticas comunitarias de no-violencia: posibilidades para la construcción de una cultura de paz en Chile. Ediciones Universitarias de Valparaíso.
Jiménez, L., & Valdés, R. (2022). Participación, ciudadanía y educación inclusiva: posibilidades para pensar al estudiante como sujeto político. Estudios Pedagógicos (Valdivia), 48(4), 297-315. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052022000400297
Jiménez-Díaz, F., & Valdés, R. (2024). ¿Por qué fracasa la investigación educativa? Una lectura desde la teoría histórico-cultural. Educação & Realidade, 49, Artículo e132698. http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236132698vs01
Liebel, M., & Markowska-Manista, U. (2021). Presentación: cuestiones éticas y epistemológicas en la investigación con niños. Sociedad e Infancias, 5(Especial), 1-4. https://doi.org/10.5209/soci.74230
Malik, A. (2020). Mapping children’s play and violence in Kashmir. Childhood, 27(3), 354-368. https://doi.org/10.1177/0907568220923006
Núñez Patiño, K., Medina-Melgarejo, P., & Rico-Montoya, A. (2018). El dibujo como dispositivo metodológico para generar el diálogo con niños y niñas indígenas de Oaxaca y Chiapas en contextos diversos y de movilización social. En M. Plascencia, C. Alba, & K. Núñez (Coords.), Infancias y su visibilidad: experiencias desde la investigación (pp. 53-80). Universidad Autónoma de Chiapas.
Ospina-Alvarado, M., Luna, M., & Alvarado, S. (2022). Salir adelante: subjetividades políticas en primera infancia y familias en el destierro. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 20(1), 1-25. https://dx.doi.org/10.11600/rlcsnj.20.1.5012
Patton, M. Q. (2015). Qualitative research & evaluation methods. SAGE.
Piper-Shafir, I., & Vélez-Maya, M. (2021). Continuidades y discontinuidades de la violencia política en la transición a la democracia en Chile. Papeles del CEIC, 1, 243, 1-15. http://dx.doi.org/10.1387/pceic.21912
Puglisi, R. (2023). Museo, patrimonio y sacralidad: reflexiones a partir del Museo Brocheriano. Revista del Museo de Antropología, 16(3), 137-148. https://dx.doi.org/10.31048/1852.4826.v16.n2.41829
Rabello de Castro, L. (2012). Children- democracy and emancipation. Alternatives: Global, Local, Political, 37(2), 165-177. https://doi.org/10.1177/0304375412447933
Romero Rodríguez, S., Moreno-Morilla, C., & García Jiménez, E. (2021). La construcción de las identidades étnicas y culturales en niños y niñas migrantes: un enfoque desde la etnografía colaborativa. Revista de Investigación Educativa, 39(2), 483-501. https://doi.org/10.6018/rie.441411
Rousso, H. (2012). Para una historia de la memoria colectiva: el post-Vichy. Aletheia, 3(5). http://www.aletheia.fahce.unlp.edu.ar/numeros/numero-5/pdfs/Roussook.pdf
Sánchez, S. (2016). Sacralización, ritualización y espectáculo en torno al pasado: el Museo de la Memoria y los Derechos Humanos en Chile. Anuario de Historia Regional y de las Fronteras, 21(2), 193-216. https://doi.org/10.18273/revanua.v21n2-2016008
Sarlo, B. (2005). Tiempo pasado: cultura de la memoria y giro subjetivo. Una discusión. Siglo XXI.
Souza, L. O. (2020). La redemocratización chilena y la construcción de la memoria histórica a través de las Comisiones de la Verdad. Cambios y Permanencias, 11(1), 1118-1134. https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistacyp/article/view/11113
Stephenson, N., & Kippax, S. (2009). Memory Work. En C. Willig, & W. Stainton-Rogers (Eds), The SAGE handbook of qualitative research in Psychology (pp. 141-156). SAGE. https://doi.org/10.4135/9781526405555.n9
Valdés, R., Jiménez, L., & Olivares, S. (2025). La construcción del estudiante como sujeto político en escuelas inclusivas. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 27. https://doi.org/10.24320/redie.2025.27.of.6178
Vásquez, F. (1994). Análisis de contenido categorial: el análisis temático: documento de trabajo. Universitat Autónoma de Barcelona.
Zabala, M. (2023). Ver las imágenes de arte de Mendoza: registros para pensar la postdictadura. Arte e Intervención, 23, Artículo e094. https://doi.org/10.24215/24691488e094
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luis Jiménez Díaz (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(Os)/A(As) autores concedem licença exclusiva e sem limite de tempo para primeira publicação na Revista Psicoperspectivas. Individuo y Sociedad, editada com o respaldo da Escuela de Psicología da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (Chile).
O artigo sera publicado sob Licença Creative Commons 4.0 Internacional 4.0 Internacional.